Blog

A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

voltar23/11/2022

Desde pequenas até grandes empresas, de diferentes segmentos, a presença de um profissional específico é de extrema importância: o Técnico de Segurança do Trabalho (TST). É claro que a participação de todos os funcionários de uma companhia no cumprimento das normas regulamentadoras (Gerais, Especiais e Setoriais) são fundamentais, mas é o TST que vai garantir uma cultura de segurança do trabalho, promovendo a saúde e protegendo a integridade dos colaboradores em todos os segmentos de atuação.

Principalmente no Brasil, um dos países com maior número de acidentes e doenças laborais do mundo, essa é uma das funções essenciais para minimizar essa estatística, já que só em 2021, por exemplo, de acordo com o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o país registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs).

Entre as atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho, que estão listadas na Portaria nº671, de 08/11/2021 art 130 no inciso I, está informar ao empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho e orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização.

Por exemplo, em um ambiente com exposição a ruído, o TST identifica o risco, analisa e avalia, elimina ou o controla. O controle é feito com a indicação do Equipamento de Proteção Individual (EPI) de atenuação, ou seja, abafadores ou protetores auriculares.

Assim como em outras atividades expostas a diferentes tipos de riscos ocupacionais para os trabalhadores, como o trabalho em altura, soldagem, ambientes com presença de gases ou partículas prejudiciais à respiração, etc. Em todos esses casos, o Técnico de Segurança do Trabalho informa aos trabalhadores e define os EPIs que devem ser utilizados. Eles também são responsáveis por gerenciar os equipamentos para que se enquadrem nas normas vigentes, orientar sobre o seu uso correto, monitorar o ambiente, promover capacitação aos funcionários, investigar acidentes de trabalho, elaborar e implantar políticas de Segurança e Saúde do Trabalho, entre outras atribuições.

A presença desse profissional nas empresas é fundamental para reduzir os riscos ocupacionais não só de acidentes de trabalho, como de doenças ocupacionais, e também na melhora da qualidade de vida laborativa para os funcionários, e em qualquer ambiente. Ao contrário do que muita gente pensa, o Técnico de Segurança do Trabalho não atua somente em indústrias e construções. Em qualquer segmento o trabalho desse profissional é importante. Em um escritório, por exemplo, o TST pode realizar desde treinamentos preventivos, com procedimentos em caso de emergência, até o auxílio em questões de ergonomia, bem estar e até higiene.

É comum a presença desse profissional também em hospitais, comércios, portos e aeroportos, centrais de logística e instituições de ensino, etc.

Veja aqui o que diz a PORTARIA/MTP Nº 671, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021, sobre as atividades do técnico de segurança do trabalho.

Benefícios para empregados e empregadores

Além de auxiliar na monitoração da saúde dos colaboradores, a atuação do Técnico de Segurança do Trabalho é importante também para a redução do absenteísmo, questões legais e maior produtividade.

Uma boa cultura de segurança e um ambiente seguro e saudável para todos impactam na qualidade de vida e bem estar dentro das empresas. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 96% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados. Por isso, tenha sempre em mente a importância dos Técnicos de Segurança do Trabalho para as empresas.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter