Blog

COMO ESCOLHER OS ÓCULOS DE PROTEÇÃO ADEQUADOS PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE

voltar17/02/2022

Se você trabalha com atividades que envolvem radiação, poeira, solda, materiais químicos, gases tóxicos, etc, já sabe que o uso dos óculos de segurança é essencial para a proteção dos olhos.

Por parecerem um acessório, muitas vezes esses equipamentos de proteção individual acabam negligenciados. Mas os óculos são fundamentais em diversas profissões para evitar que os olhos sejam atingidos por projéteis e fragmentos ou que a visão seja afetada por efeitos do contato prolongado com agentes nocivos.

Mas como escolher o modelo ideal para cada atividade?

Você sabe a diferença entre os diversos modelos de armações e tipos e cores de lentes?

Cada cor, por exemplo, serve para condições específicas e pode variar de acordo com o tipo de ambiente, de trabalho ou de exposição à luz.

A escolha do equipamento correto pode não só aumentar o conforto e a produtividade do trabalhador, como também diminuir as chances de um acidente ocupacional.

Trabalhadores de áreas como a construção civil, marcenaria, indústria, além de atividades que envolvem a manipulação de materiais orgânicos costumam ser os mais afetados.

É PRECISO SABER ESCOLHER O EPI

Antes de escolher qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI) é necessário conhecer bem os riscos da atividade que vai exercer, só assim é possível definir qual equipamento vai minimizar as chances de um acidente ocupacional.

No caso dos olhos, é importante ressaltar que em muitos casos as lesões acontecem com o tempo, devido à exposição prolongada à agentes nocivos, então o uso do EPI é essencial mesmo sem o risco imediato.

Além disso, alguns outros fatores precisam ser verificados, como as condições do ambiente de trabalho e suas necessidades, além do formato do rosto do usuário.

É importante lembrar também que todos os óculos de proteção, assim como qualquer outro EPI, precisam ter o Certificado de Aprovação (CA). O registro pode ser conferido no site no Ministério do Trabalho, pelo link: http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx.

Confira também o nosso artigo sobre a diferença entre a validade e a vida útil dos EPIs.

POR QUE AS LENTES DOS ÓCULOS DE PROTEÇÃO TÊM CORES DIFERENTES?

Ao escolher os óculos ideais para a sua atividade, as lentes, claro, são itens essenciais e a cor delas também devem ser levadas em consideração, porque cada uma tem uma função específica.

As mais comuns são: verde, cinza, amarela e a incolor, mas também existem outras, como a laranja e a marrom. As lentes coloridas atuam como filtros ou até mesmo barreiras para determinadas faixas de luz.

Veja a função de cada uma:

VERDE

Óculos de segurança Spectra 2000

CINZA

Óculos de segurança Cayman Sport

As lentes na cor cinza, também chamadas de fumê, são recomendadas para ambientes com exposição direta ao sol ou a céu aberto, onde as diferenças de cores são sutis. Esse tipo de lente reduz a intensidade da luz.

AMARELA

Óculos de segurança Cayman Sport

Lentes amarelas são ótimas para captar a luz, por isso são recomendadas para ambientes com baixa incidência de iluminação, como em dias nublados, chuvosos, além de nevoeiros, ou até mesmo à noite. Elas são responsáveis por aumentar a profundidade das cores.

INCOLOR

Óculos de segurança Evolution

As lentes incolores podem ser usadas em qualquer ambiente que tenha condições consideradas normais de luminosidade, como ambientes internos e claros ou ambientes a céu aberto sem a luz solar intensa.

Além da segurança proporcionada pelos óculos de segurança, com a redução de lesões, é importante ressaltar que escolher a lente adequada pode aumentar a produtividade e o conforto dos usuários durante o trabalho. Eles podem e devem ser usados, inclusive, em atividades domésticas.

A Carbografite conta com uma linha completa de óculos de proteção. Você pode conferir todos os modelos clicando aqui.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter