Blog

COMO FAZER SUAS LUVAS DE PROTEÇÃO DURAREM MAIS

voltar25/06/2023

As luvas de proteção desempenham um papel fundamental na segurança dos trabalhadores em diversas áreas, como na indústria, na construção civil, na saúde e em muitas outras. No entanto, esses equipamentos estão sujeitos a desgaste e deterioração ao longo do tempo. Para garantir sua eficácia e maximizar sua vida útil, é importante adotar algumas medidas de cuidado e manutenção.

Mas você sabe exatamente o que fazer para aumentar a durabilidade desse EPI (Equipamento de Proteção Individual), mantendo a segurança e reduzindo custos com substituições frequentes?

Muita gente não sabe exatamente o que fazer para aumentar a vida útil de suas luvas, por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar nessa tarefa.

Mas, antes de tudo, o primeiro passo é escolher as luvas certas, de acordo com as suas necessidades. Selecionar o tipo adequado de EPI para a atividade que será realizada é fundamental para não diminuir sua vida útil. Existem diferentes materiais disponíveis, como látex, nitrilo, neoprene e outros, cada um com propriedades específicas. Certifique-se de escolher luvas que sejam adequadas ao risco envolvido no trabalho, considerando fatores como resistência química, proteção mecânica e isolamento térmico.

Leia também o nosso artigo sobre como escolher a luva correta para cada tipo de atividade.

FAÇA A LIMPEZA CORRETAMENTE, ARMAZENE EM LOCAL ADEQUADO E INSPECIONE REGULARMENTE SUAS LUVAS

Com as luvas certas para a sua atividade, outro passo é fundamental para a sua vida útil: a limpeza regular. Isso é essencial para remover sujeira, óleos e outros contaminantes que possam comprometer sua eficácia. Siga as instruções do fabricante para a limpeza correta, utilizando água morna e sabão neutro, quando apropriado. Evite o uso de produtos químicos agressivos que possam danificar o material das luvas. Além disso, lave e seque completamente antes de armazená-las.

Por falar nisso, o armazenamento adequado também desempenha um papel importante na preservação das luvas de proteção. Certifique-se de armazená-las em um local limpo, seco e fresco, longe de fontes de calor ou umidade excessiva. Evite deixá-las expostas à luz solar direta, pois isso pode acelerar o processo de envelhecimento e deterioração. Utilize ganchos, prateleiras ou caixas próprias para armazenar as luvas, mantendo-as organizadas e protegidas.

Outro ponto fundamental é fazer inspeções regulares nas luvas de proteção para identificar danos, desgaste excessivo ou qualquer irregularidade. Verifique se há rasgos, furos, desgaste nas pontas dos dedos ou outros sinais de deterioração. Se alguma luva estiver danificada, substitua-a imediatamente para evitar a perda de proteção.

EVITE O CONTATO COM SUBSTÂNCIAS AGRESSIVAS

Manter suas luvas em bom estado também vai depender do contato direto delas com substâncias químicas ou materiais abrasivos que possam causar danos. De acordo com o material, isso precisa ser evitado o máximo possível. Se houver a necessidade de lidar com materiais corrosivos ou agressivos, verifique se as luvas selecionadas possuem a resistência necessária. Caso contrário, busque luvas específicas para esse tipo de exposição e siga as orientações de uso e descarte indicadas.

FAÇA A SUBSTITUIÇÃO QUANDO FOR NECESSÁRIO

Por mais que sejam cuidadas, as luvas de proteção têm uma vida útil limitada. É importante estabelecer um cronograma de substituição com base nas recomendações do fabricante, levando em consideração a frequência de uso e o desgaste observado durante as inspeções.

É importante não prolongar o uso de luvas danificadas, pois isso compromete a segurança e a eficácia da proteção.

Além disso, é importante lembrar que quando as luvas de proteção estiverem muito desgastadas, danificadas ou não oferecerem mais a proteção necessária, é fundamental descartá-las corretamente. Consulte as regulamentações locais para o descarte adequado de EPIs, evitando que as luvas danificadas sejam reutilizadas ou causem danos ao meio ambiente.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter