Blog

CONHEÇA OS PASSOS PARA ESCOLHER O CINTURÃO DE SEGURANÇA IDEAL PARA CADA TIPO DE TRABALHO

voltar06/08/2021

Se você trabalha em altura (acima de 2 metros pelo menos) o uso de equipamentos de proteção contra quedas é essencial e obrigatório.

Mas você sabe escolher o modelo certo de cinturão para o seu tipo de trabalho?

Para que você faça a escolha adequada, em primeiro lugar é preciso entender como funciona o sistema de proteção contra queda. Ele é formado por uma ancoragem, um elemento de conexão e um cinturão paraquedista.

Entenda a função de cada um deles:

  • Ponto de ancoragem é onde todo o sistema será fixado. Pode ser constituído de um ponto ou de uma linha de vida fixa na estrutura.
  • Elemento de conexão é a ligação entre a ancoragem e o cinturão, podendo ser um talabarte ou trava queda.
  • Cinturão paraquedista é o equipamento que envolve o corpo do trabalhador de forma ergonômica. Ele conta com pontos para conexão ao sistema.

Então, qual modelo de cinturão usar?

Agora que você já entendeu como funciona o sistema de proteção contra queda, é hora de descobrir qual modelo de cinturão escolher para garantir a proteção do trabalhador.

Passo 1: Definir a atividade que vai exercer. É isso que vai determinar qual equipamento é o ideal. Existem diversas áreas com diferentes atividades em altura.

Por exemplo:

  • Construção civil
  • Telecomunicações
  • Elétrica
  • Montagens de estruturas
  • Atividades de solda
  • Poda de árvores
  • Alpinismo industrial

Passo 2: Após a identificação da atividade é necessário verificar as características desejadas para os equipamentos – Material, pontos de conexão, regulagens e proteções ergonômicas.

1.Matéria prima: A maioria dos cinturões são feitos em poliéster, por ser um material confortável e resistente, mas outros materiais como Kevlar e poliéster com tratamento retardante a chamas também são usados na fabricação deste tipo de equipamento. A escolha depende da proteção aos riscos que o serviço possui

2.Pontos de conexão: Existem modelos de cinturão com três tipos de pontos de conexão: ancoragem (A), suspensão (S) e posicionamento (P). Novamente, para cada modelo é preciso determinar o tipo de trabalho.

Para que o usuário esteja protegido contra queda, o cinturão obrigatoriamente precisa estar conectado ao ponto de ancoragem. Você consegue identificar esse ponto pela letra “A” marcada no cinturão.

O ponto de posicionamento é marcado com a letra “P”, e fica na cintura. É indicado para trabalhos estacionários, como em postes. Nesta situação, é colocado um talabarte de posicionamento para ter mais conforto durante o serviço, assim o funcionário fica com as duas mãos livres para manusear as ferramentas, além de ser um limitador de distância.

Os pontos de suspensão são marcados com a letra “S” e são indicados para suspensão e resgate, muitas vezes utilizados em espaços confinados, como tanques, silos, galerias e tubulações.

3.Regulagens e itens de conforto: Os cinturões também tem diferentes proteções ergonômicas (apoio lombar e cocheiras), que proporcionam mais conforto ao usuário, além das fivelas reguláveis encontradas em cada modelo.

Passo 3: Após definir a atividade que será realizada em altura, identificar os pontos de conexão necessários e escolher a quantidade de regulagens e itens de conforto, é hora de definir o modelo desejado.

Como vimos o sistema de proteção contra quedas é formado por outros itens além do Cinturão de Segurança, por esse motivo a NR 06 ( norma regulamentadora n° 06) define equipamento de proteção contra queda como sendo EPI conjugado. Logo, não é permitido usar o cinturão de uma marca e o talabarte / trava queda de outra. Para garantir a proteção do usuário o cinto e o elemento de ligação precisam ser da mesma marca).

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Receba Notícias