Blog

EPI: QUAL A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO FACIAL E VISUAL E COMO ESCOLHER O EQUIPAMENTO ADEQUADO

voltar30/11/2021

Você sabe qual a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) voltados para a proteção facial e visual?

O olho é o órgão do corpo humano responsável por um dos nossos sentidos mais importantes: a visão. Aproximadamente 85% da nossa comunicação com o meio exterior é dado por ela. Mas grande porcentagem das lesões oculares, como em acidentes de trabalho, por exemplo, acaba gerando defeitos visuais permanentes.

Por isso é tão importante conhecer os riscos das atividades que envolvem, por exemplo, impacto de partículas e objetos, calor e partículas em alta temperatura (respingos de solda, fagulhas em brasa, etc), respingos, poeiras e névoas de produtos químicos ou físicos, e radiação IV/UV (provenientes de solda, muflas).

Além disso, é fundamental saber escolher o equipamento de proteção adequado, como utilizá-lo e como fazer a conservação dele para aumentar sua vida útil.

Continua aqui para entender melhor sobre o assunto e saber escolher os seus óculos ou protetores faciais.

QUAIS PROFISSIONAIS SÃO MAIS AFETADOS POR TRAUMAS OCULARES?

Metalurgia, construção civil, marcenaria, mecânica, têxtil, cerâmica, indústria química, além de indústria de produtos alimentícios, transporte, pesca, artes gráficas e mineração estão entre as áreas dos profissionais mais atingidos por traumas oculares.

Normalmente, as lesões mais comuns são corpos estranhos, úlceras traumáticas, queimaduras, contusões e lacerações e até perfurações do globo ocular.

Elas costumam aparecer com sintomas como dor, baixa da visão, ardor, lacrimejamento, fotofobia, vermelhidão, secreção ocular e sensação de corpo estranho nos olhos.

Vale lembrar que as principais causas dos acidentes de trabalho oculares podem ser físicas, responsáveis por 10% dos acidentes, ou falta de supervisão, responsável por 88% dos acidentes.

QUAIS OS EFEITOS NOCIVOS À VISÃO?

Perda momentânea da visão
Algumas doenças cardíacas como o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, podem causar perda momentânea da visão. Ex: exposição a flash de luz, radiações, etc.

Perda parcial da visão
Algumas lesões podem causar a perda parcial da visão, de acordo com o trauma ocorrido. A degeneração macular e doenças como diabetes também são responsáveis pela perda parcial da visão.

Perda total da visão
Casos de laceração e perfuração graves e doenças como o glaucoma e a catarata são principais causas da perda total da visão. Podem causar invalidez no trabalho.

Trabalhadores que atuam com atividades de risco devem sempre observar os sinais da perda visual, como vista cansada e embaçada; dificuldade em focar um objeto e leitura; dores de cabeça e tonteiras; sensação de pressão nos olhos; cegueira noturna; visão dupla; ou irritação dos olhos.

COMO ESCOLHER O EQUIPAMENTO ADEQUADO

Entre os equipamentos de proteção visual e facial estão os óculos, os protetores faciais e as máscaras e escudos de solda. É importante entender os riscos de cada atividade para saber fazer a escolha certa do seu EPI. Veja as características de cada um deles:

Óculos de Segurança
Adaptam-se a todos os tipos de rosto e proporcionam proteção frontal ou multidirecional dos olhos de acordo com a sua adequação e área de uso. São leves, confortáveis e permitem o uso com outros EPIs.

• Proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes frontais e/ou multidirecionais.
• Proteção dos olhos contra respingos frontais e/ou multidirecionais.
• Proteção dos olhos contra radiação ultravioleta.
• Proteção contra luz intensa proveniente de processos de soldagem em alguns modelos de óculos. Estando disponível modelos destinados a proteção para solda oxi-combustível e para solda à arco elétrico (SMAW, GTAW, GMAW, etc).

Protetores Faciais
Proporcionam proteção total da face e dos olhos de acordo com a sua adequação e área de uso. São leves, confortáveis e permitem o uso com outros EPIs.

• Proteção da face contra impactos de partículas volantes.
• Proteção da face contra respingos de produtos.
• Proteção dos olhos contra radiação ultravioleta.

Máscaras e escudos de solda
Proporcionam uma proteção total da face e dos olhos em operações de soldagem de acordo com a sua adequação e área de uso. São confortáveis e permitem o uso com outros EPIs.

• Proteção da face contra impactos de partículas volantes.
• Proteção da face contra respingos de produtos.
• Proteção dos olhos contra luminosidade intensa proveniente do arco elétrico.
• Proteção dos olhos contra radiação ultravioleta e infravermelha.

Clique aqui para conhecer a linha de máscaras de autoescurecimento da Carbografite.

Importante lembrar também sobre os acessórios:

Frasco de emergência para lavagem dos olhos portátil - leve e higiênico. • Carbovision – limpa e impede o embaçamento em óculos, para-brisas, espelhos, vidros e lentes ópticas.

COMO ESCOLHER O EQUIPAMENTO APROPRIADO

Vedação
Caso seja necessária a proteção dos olhos de forma multidirecional, escolha um equipamento com boa vedação, para evitar a passagem de partículas no interior dos óculos.

Fácil utilização
Também é importante o uso de EPI com colocação rápida, sem complicação, para não desestimular e dificultar a utilização frequente.

Conforto
O equipamento deve ser leve e confortável durante o uso e que não machuque o trabalhador.

Compatível com outros EPIs
Caso seja necessário a utilização dos EPIs de forma conjugada, é importante que seja verificado se o mesmo é compatível a outros equipamentos, como capacete, respiradores e outros.

Eficiência
Escolha o equipamento adequado de acordo com a situação de risco encontrada e determinada pelo técnico e/ou engenheiro de segurança.

Há ainda algumas outras características que podem ser levadas em consideração durante a escolha do EPI ideal, como o tratamento antiembaçante ou antirrisco.

A cobertura antiembaçante possibilita o máximo desempenho, não afeta as propriedades ópticas e minimiza o embaçamento em qualquer ambiente. Já com a cobertura antirrisco, as lentes podem ser lavadas inúmeras vezes sem risco de perder a qualidade, é resistente a ataques químicos, e tem maior vida útil da lente.

USO ADEQUADO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO FACIAL E VISUAL

É importante que o usuário faça o uso adequado dos equipamentos de proteção para garantir sua segurança e aumentar a vida útil dos EPIs.

• Higiene do produto
Os equipamentos devem estar limpos, armazenados em locais com boa ventilação, limpo, seco e longe de contaminantes
• Higiene pessoal
Antes do uso, o trabalhador deve lavar as mãos com água e sabão neutro. E verificar se o EPI está limpo e higienizado.
• Validade
Quando o produto alcançar a data de validade determinada pelo fabricante, ele deve ser descartado e substituído.
• Vida útil
Quando o EPI estiver danificado ou fora das especificações e condições de uso, o produto deverá ser descartado e substituído.
• Adequação
É importante utilizar o EPI adequado de acordo com a classificação, necessidade individual e ambiente de trabalho.

Leia mais obre as diferenças entre validade e vida útil aqui.

CONSERVE OS EPIs

A limpeza e o armazenamento correto dos equipamentos de proteção individual são fundamentais para aumentar a vida útil dos produtos.

Não se deve manusear seus EPIs com as mãos sujas, por exemplo. Antes de usá-los, lave as mãos em água corrente e sabão neutro.

Também não reveze o seu equipamento com outras pessoas, já que o EPI é de uso individual, evitando doenças transmissíveis, como a conjuntivite.

Já o armazenamento deve ser feito em local seco e limpo, de preferência dentro da embalagem original do produto. Coloque-o em lugar apropriado (gaveta, armário, etc) que seja fora do alcance do sol, altas temperaturas, limpo e seco.

E não o deixe sobre equipamentos ou lugares sujeitos a poeiras ou contaminantes excessivos.

Óculos Evolution

CONHEÇA AS VANTAGENS DOS ÓCULOS CARBOGRAFITE

Performance
A qualidade dos óculos de segurança e solda Carbografite são monitoradas dentro do sistema de gestão de qualidade em conformidade com a ISO 9001. Possuem certificado de aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho, garantindo que os mesmos foram aprovados de acordo com as especificações das normas ANSI/ISEA Z 87.1-2015.

Resistente a impactos
As lentes de policarbonato foram fabricadas para resistirem a impactos obedecendo as normas internacionais.

Proteção ultravioleta
As lentes foram fabricadas para filtrarem 99,9% dos raios ultravioletas. O processo de aplicação da proteção da lente de policarbonato é feito na moldagem, tornando-se parte integrante da lente e não se desprendendo durante sua vida útil.

Qualidade óptica
A qualidade óptica das lentes possibilita excelente definição, alta transparência, excelente acabamento polido, evitando qualquer tipo de distorção.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter