Introdução a Soldagem - Solda a arco elétrico por eletrodo revestido x Processo Arco-Ar

voltar09/02/2021

Soldagem é o processo de união localizada (coalescência) e permanente de materiais, podendo ser metais ou não metais.

O processo é muito utilizado em diversos setores da indústria, como: Aeronáutica, manutenção, naval, automobilística, ferrovia etc. Sendo as principais vantagens: A redução de custos, tempo, peso, além de ser uma união de alta qualidade, durabilidade e resistência.

A união dos materiais pode ser obtida através de diversos tipos de solda, em que podem ser divididos em dois principais grupos, que são: Solda por fusão (calor) e Solda por pressão. Com adição de material ou não.  Hoje, falaremos um pouco mais sobre a solda por fusão, especificamente a solda por arco elétrico por eletrodo revestido.


Figura 1 – Solda a arco elétrico com eletrodo revestido, junta em ângulo, filete e com posição plana.

A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (SMAW - MMA) é um método de soldagem muito utilizado devido a sua versatilidade e praticidade. O calor é gerado através da abertura do arco elétrico entre a peça a ser soldada e a ponta do eletrodo. Este calor gerado funde o metal base e a alma do eletrodo (metal de adição), e vaporiza o revestimento do eletrodo. 

O revestimento do eletrodo possui funções importantes para garantir uma soldagem eficaz, sendo as principais: A proteção do metal de solda através da obtenção de uma atmosfera inerte ao entorno da poça de fusão e a criação da escória, melhor direcionamento e estabilização do arco elétrico, funções mecânicas do cordão de solda etc.

Os equipamentos necessários para realizar esta solda são: Inversora / transformador de solda, porta eletrodo, grampo terra, eletrodo revestido e cabos elétricos. Outros acessórios de soldagem são importantes durante o processo, que são: Picadeira e escova de aço para remoção de escória, EPI’s, antirrespingo, grampos de fixação, estufa e fornos para conservação do eletrodo etc.

Um processo similar ao de solda a arco elétrico por eletrodo revestido é o processo arco-ar (também conhecido como goivagem), que tem funções totalmente opostas. O processo arco-ar tem como objetivo a remoção de material (corte, chanfro) enquanto a solda, como nós vimos anteriormente, tem a função de adicionar material para fazer a união.

O processo arco-ar utiliza os mesmos componente da solda arco elétrico, só que ao invés do eletrodo revestido, é utilizado o eletrodo de carvão. O porta eletrodo é substituído pela pistola de corte e uma linha de ar comprimido é ligada a esta pistola. O ar comprimido tem a função de remoção do material que foi fundido pelo arco elétrico.

A solda deve ser executada apenas por pessoal capacitado e treinado. O uso dos EPI’s referentes à soldagem é de vital importância para a segurança do soldador. Para isso, a Carbografite disponibiliza todos os equipamentos essenciais para a proteção do soldador, que são: Máscara ou escudo de solda (com ou sem filtro de auto escurecimento), vestimentas em raspa, touca, respirador descartável ou de cartucho, óculos de proteção, protetor auricular entre outros.

Bruno Becker Weber

Comentários

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Receba Notícias