Blog

O QUE É E PARA QUE SERVE UM PORTA ELETRODO? VOCÊ SABE QUAL ESCOLHER?

voltar13/08/2021

A soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido (SMAW - Shielded Metal Arc Welding) é um dos métodos de solda mais utilizados atualmente, por sua versatilidade, praticidade e custo inicial baixo, e é nesse processo de solda que é utilizado os porta eletrodos.

Devido a esses fatores o processo de solda por eletrodo revestido pode ser visto em atividades como: siderurgia, mineração, indústria naval, construção civil, usina de processamento de cana de açúcar e álcool, oficinas de manutenção ou mecânicas, pequenos reparos, etc.

Para cada tipo de atividade um porta eletrodo específico se faz necessário. Vejamos a seguir como escolher nossos equipamentos de acordo com os parâmetros de solda que serão aplicados.

Devemos considerar no processo de solda o ciclo de trabalho e a corrente que serão aplicados. Com essa informação poderemos definir o porta eletrodo mais recomendado para sua atividade e demais equipamentos (máquina de solda, grampo terra, EPI’s e outros).

COMO FUNCIONA A SOLDAGEM SMAW

No método, o calor é gerado através da abertura do arco elétrico, entre a peça a ser soldada e a ponta do eletrodo que é um polo condutor de corrente elétrica. Este calor gerado funde o metal base e a alma do eletrodo (metal de adição), e vaporiza o revestimento do eletrodo que por sua vez gera uma atmosfera ionizada que protege o cordão de solda.

A solda por eletrodo revestido é geralmente feita com a polaridade inversa (porta eletrodo no positivo e grampo terra no negativo), isso faz com que o fluxo de elétrons vá do metal base ao eletrodo, permitindo que a maior parte do calor se concentre na poça de fusão.

FUNÇÕES DO PORTA ELETRODO

O porta eletrodo tem a função de fixar o eletrodo e transmitir por condução a corrente elétrica que vem da fonte de energia (máquina de solda).

O porta eletrodo precisa ser isolante térmico, elétrico e ter boa ergonomia para que o soldador possa executar o serviço com praticidade e segurança.

COMO ESCOLHER O PORTA ELETRODO

Para executar a soldagem SMAW, são diversos os parâmetros que precisam ser analisados. Eles definirão qual é o porta eletrodo adequado a cada atividade.

A especificação do eletrodo e seu diâmetro vai definir a amperagem necessária no processo de solda. A aplicação do tempo em solda e a intensidade irão definir o ciclo de trabalho.

Os porta eletrodos de maior ciclo de trabalho são recomendados para soldas onde o tempo de parada do processo é menor, exigindo assim maior performance do porta eletrodo. O ciclo de trabalho é o tempo o qual o arco elétrico pode se manter aberto durante um período de 10 minutos. Ou seja, em um ciclo de trabalho de 70% o arco elétrico pode ficar aberto durante 7 minutos e depois precisa ficar 3 minutos extinguido para que os componentes da soldagem se resfriem, como por exemplo: Porta eletrodo, condutor elétrico, fonte de energia, etc.

Um ponto importante durante a escolha do seu porta eletrodo é saber qual será a máxima corrente que você utilizará e qual é o seu ciclo de trabalho.

A soldagem SMAW possui um ciclo de trabalho geralmente baixo em função dos pequenos cordões de solda e paradas para aplicação de antirrespingo ou troca de eletrodos. Mas existem aplicações em que é necessário um ciclo de trabalho maior, chegando em até 100%. Por isso temos os mais variados tipos de produtos para atender cada necessidade.

O que determina a diferença entre as linhas de porta eletrodo é a capacidade de suportar um maior ciclo de trabalho e corrente. Essa capacidade particular de cada produto é estipulada pelos diferentes tipos de materiais, dimensões, isolação térmica e elétrica, etc.

  • Linha S: mais usado em siderurgia, mineração, usina de cana de açúcar e álcool, serviços que necessitam de ciclos contínuos de soldagem, como chapisco de moendas, etc.
  • Linha C: é o mais vendido em função da enorme quantidade de aplicações. É um porta eletrodo robusto e com ótimo custo x benefício. Costumam ser usados na indústria naval, metalúrgica e setor metal mecânico em geral.
  • Linha A: usada em oficina de manutenção, pequenos reparos em indústrias e oficinas mecânicas.
  • Linha J: para hobby ou pequenos serviços.

QUAIS AS VANTAGENS DA SOLDAGEM SMAW

As vantagens de utilizar a soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido (SMAW) são inúmeras.
Veja algumas delas:

  • Baixo custo de soldagem.
  • Versátil.
  • Baixo investimento inicial.
  • Portátil.
  • Boa qualidade do cordão de solda.

Vale ressaltar que a solda deve ser executada apenas por pessoal capacitado e treinado. Além disso, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para esse tipo de trabalho é de vital importância para a segurança do soldador. Entre eles estão: máscara ou escudo de solda, vestimentas em raspa, touca, respirador de cartucho ou descartável, óculos de proteção, protetor auricular, entre outros.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Receba Notícias