Blog

PARA O QUE SERVEM OS PROTETORES FACIAIS E COMO ESCOLHER O MODELO CORRETO

voltar31/03/2022

Diversas atividades representam risco para os olhos e a face dos trabalhadores. Partículas volantes multidirecionais, respingos de material químico, poeira, fagulhas, além de luminosidade intensa e radiação ultravioleta, por exemplo, podem causar graves acidentes ocupacionais.

Por isso o uso de protetores faciais é tão importante e obrigatório em algumas funções.

Como o próprio nome já diz, eles proporcionam proteção da face e dos olhos do usuário, formando uma verdadeira barreira.

Os protetores faciais são Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Eles são feitos com uma placa de policarbonato acoplada a uma cúpula ou acoplada a um suporte para capacete. São leves, confortáveis e alguns modelos permitem o uso, além dos capacetes, também com outros EPIs, como abafadores de ruído ou respiradores descartáveis, por exemplo.

Eles são usados em diversos segmentos, desde indústrias até a área da saúde, como laboratórios e hospitais, passando por serralherias, madeireiras, marcenarias, soldagens, etc.

Esse tipo de equipamento é regulamentado pela NR 6 (Norma Regulamentadora), que estabelece as medidas que devem ser tomadas em relação à aquisição, à distribuição e à utilização de EPIs nas empresas.

O que diz a NR 6 sobre os protetores faciais

A NR 6 prevê cinco finalidades para o uso dos protetores faciais. São eles:
a) protetor facial para proteção da face contra impactos de partículas volantes;
b) protetor facial para proteção da face contra radiação infravermelha;
c) protetor facial para proteção dos olhos contra luminosidade intensa;
d) protetor facial para proteção da face contra riscos de origem térmica;
e) protetor facial para proteção da face contra radiação ultravioleta.

MODELOS DE PROTETORES FACIAIS

Conheça as linhas de protetores faciais da Carbografite: a linha CG, a linha Evolution e o T2000.

Linha CG

A linha CG conta com diversos modelos de protetores faciais. A diferença entre eles é a placa de policarbonato, que pode ser incolor ou verde e também de diferentes tamanhos, além do tipo de carneira. Essa placa é fixada em uma cúpula, fabricada em material plástico de alta resistência, fixada através de parafusos metálicos.

A placa de policarbonato pode ser de 6’’ (150mm), de 8” (200mm), e também de 10’’ (250mm). Isso se refere basicamente à altura do visor.

Vale lembrar que, tão importante quanto saber escolher a altura é preciso se atentar também à circunferência da placa, porque o equipamento tem que proteger tanto os olhos quanto toda a face do usuário contra partículas volantes multidirecionais e contra radiação ultravioleta. Por isso é importante verificar se a placa escolhida está protegendo toda a região necessária.

Em relação à cor, a placa incolor é utilizada em qualquer ambiente com condições normais de luminosidade e a verde para locais com luminosidade intensa, como em áreas externas expostas ao sol pleno.

Além disso, os modelos dos protetores faciais da Carbografite se diferenciam na carneira: com ou sem catraca. As duas têm a mesma função, mas com um detalhe bem simples.

A sem catraca é ajustada com o sistema de furo e pino, encaixando de acordo com o tamanho da cabeça do usuário.

E a com catraca tem um volante de ajuste, basta girar até encontrar o ajuste perfeito.

Linha Evolution

A linha Evolution também tem modelos com placas de policarbonato de diferentes tamanhos, além de incolor e verde.

A placa pode ser de 8 (200mm)’’ ou de 10’’ (250mm).

O diferencial da linha Evolution em relação à linha CG é que a placa de policarbonato não é fixada através de parafusos metálicos, ela é encaixada na cúpula, com isso, a troca da placa não necessita de ferramentas e é muito mais simples.

Sua cúpula possuí uma maior dimensão para proteger mais a parte superior da cabeça. Além disso, sua estrutura mais fina é feita com material de alta resistência que permite solidez e menor peso.

A linha Evolution também conta com as versões com e sem catraca.

O design é moderno e robusto.

T2000

Além das linhas CG e Evolution, a Carbografite também conta com o modelo T2000.

A altura da placa de policarbonato do T2000 é basicamente igual a altura do CG e do Evolution de 10’’, mas o grande diferencial dele está na circunferência dessa placa que abrange até a posição das orelhas do usuário. Isso é importante para atividades como limpeza urbana, por exemplo, que precisa de uma proteção maior para o corte da grama, manutenção dos canteiros, etc. Além disso, o T2000 também costuma ser utilizado em indústrias cervejeiras, que têm atividades que precisam de um protetor com maior amplitude.

COMO ESCOLHER O PROTETOR FACIAL IDEAL

Diante de tantos modelos de protetores faciais, como escolher o equipamento correto?

É fundamental conhecer as características e especificações de cada um e conhecer os riscos do trabalho que vai desenvolver. Assim, é possível determinar qual modelo é mais adequado à atividade.

Lembrando que a escolha do EPI nas empresas deve ser feita pelo Técnico de Segurança do Trabalho. Mas este equipamento também pode ser usado em atividades domésticas, como corte de grama, reformas, etc.

É importante ainda verificar se o produto tem o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho, que é obrigatório para este tipo de equipamento.

USO, HIGIENIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO

Antes de usar o protetor facial, é importante que sejam retiradas as películas plásticas que são colocadas na placa de policarbonato apenas para proteger o equipamento (uma na parte interna e outra na parte externa da placa). Por ser transparente, muita gente acaba confundindo e usando o protetor com as duas películas.

Após o uso, a higienização pode ser feita com pano macio para evitar danificar o visor de proteção. Além disso, ele precisa ser armazenado em local seco, limpo e fora do alcance do sol. E lembre-se de transportá-lo de forma adequada, protegendo o equipamento de possíveis danos.

Caso ele sofra qualquer tipo de alteração ou reparo precisará ser descartado.

É importante lembrar que esse tipo de equipamento tem validade indeterminada, mas a sua vida útil varia de acordo com o uso e conservação.

Separe um tempo para ler também o nosso artigo sobre a diferença entre validade e vida útil dos EPIs clicando aqui.

Se você está procurando protetores faciais, os equipamentos da Carbografite são conhecidos pela durabilidade e robustez. Clique aqui para saber mais sobre a empresa.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter