Blog

QUAIS EPIS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA SOLDADORES QUE TRABALHAM EM ALTURA

voltar25/08/2023

Quem trabalha como soldador sabe que a profissão, por si só, já é desafiadora. Mas e se, somado a isso, vier também com o trabalho em altura? Nesse caso, os profissionais precisam ainda mais de habilidades especiais e, acima de tudo, uma consciência clara dos riscos associados a essa atividade. Você sabe, exatamente, quais os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e cuidados necessários para soldadores que atuam em altura?

Antes de explicarmos, vamos entender quais profissionais atuam com esse tipo de atividade: ela é muito comum nos setores de construção civil, com soldagem em estruturas metálicas, como pontes e edifícios; na indústria naval, com solda em navios, plataformas offshore e estaleiros; e na indústria siderúrgica, para equipamentos pesados, como caldeiras e fornos. Podemos citar ainda soldadores que trabalham com energia eólica, com soldagem em torres eólicas e estruturas de suporte; e até o setor de petróleo e gás, para soldar oleodutos, gasodutos e refinarias.

Ou seja, são inúmeras as atividades em que há necessidade de o soldador atuar em altura. Por isso, listamos abaixo os principais cuidados necessários para garantir a segurança desse trabalhador, com o uso adequado de EPI para um trabalho seguro e eficiente.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Cinturão de segurança:

Assim como em qualquer trabalho em altura, o soldador que atua acima de 2 metros com risco de queda também precisa utilizar todo o sistema de proteção contra queda, formado por uma ancoragem, um elemento de conexão e um cinturão paraquedista. A obrigatoriedade é prevista na Norma Regulamentadora 35 (NR 35), do Ministério do Trabalho. Mas para esse tipo de profissão os cuidados devem ser ainda maiores.

Por trabalhar com altas temperaturas, o ideal é que o soldador escolha o seu cinturão e o seu talabarte de um material especial, que seja retardante a chamas, como a para-aramida, que é uma fibra sintética, popularmente conhecida como Kevlar, uma marca registrada da Dupont. Ela tem grande capacidade de isolamento térmico, suportando altas temperaturas.

Por isso, cinturões e talabartes feitos em para-aramida são recomendados para o uso em ambientes ou atividades com solda, além de elétrica, siderúrgicas, metalúrgicas, etc.

Na Carbografite, os cinturões CG796EK e CG771EK, além dos talabartes em Y CG394K e CG398K são fabricados em para-aramida.


CG796EK


CG394K

Luvas: responsáveis por prevenir choques elétricos e proteger as mãos contra queimaduras, as luvas também são essenciais para o soldador. Lembrando que por conta da atividade com altas temperaturas, é necessário escolher o modelo certo, como luvas de couro tipo vaqueta ou de raspa, que são resistentes ao calor. Elas são responsáveis não só por reduzir a exposição do usuário ao calor, como também proteger contra respingos. Uma das mais recomendadas é a CG Weld da Carbografite, que tem excelente resistência e durabilidade e substitui luvas de raspa. Além disso, conta com reforço em couro entre os dedos indicador e polegar e tem ótimo conforto térmico.


Luva CG Weld

Proteção facial e para os olhos: A máscara de solda e os óculos de proteção, também são fundamentais para a atividade de solda, seja em altura ou não. No caso da máscara, é um equipamento usado para proteger o rosto e os olhos do usuário. São diversos os modelos disponíveis no mercado, podendo ser automática, que reage com a luz do processo de soldagem, ou seja, que possui filtros de escurecimento automático, ou passiva, que utiliza lentes de tonalidade fixa. Já os óculos devem ser usados somente com solda e corte com maçaricos.


CG Tech

Esses são apenas alguns dos equipamentos essenciais para os soldadores que atuam em altura, mas, dependendo do tipo de atividade, pode ser necessário ainda o uso de abafadores de ruído, capacete ou protetores auriculares; respiradores, entre outros, além do uso adequado de roupas de proteção, incluindo os calçados.

Lembrando que soldadores que trabalham em altura desempenham um papel crucial em diversos setores industriais, mas é fundamental que estejam cientes dos riscos envolvidos e tomem todas as precauções necessárias para garantir sua segurança e a dos colegas de trabalho. O uso adequado de EPIs contribui para um ambiente de trabalho eficiente e livre de acidentes.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter