Blog

QUAIS OS EPI's NECESSÁRIOS PARA O SOLDADOR

voltar01/03/2023

O trabalho de soldador está entre as profissões que requerem muito mais do que habilidades técnicas. Quem atua com essa atividade sabe que uma das principais preocupações é a segurança. Isso porque são inúmeros os riscos aos trabalhadores, como exposição a gases tóxicos, a radiações ultravioleta (UV), infravermelho (IR) e fumos metálicos, além de queimaduras, incêndios e explosões, abrasão, corte e perfuração, entre diversos outros.

Para minimizar esses riscos, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental em qualquer que seja o setor de atuação, seja na indústria, construção civil, fabricação de estruturas metálicas, oficinas mecânicas, indústria naval, etc.

Mas você sabe quais são os EPIs utilizados pelos soldadores? Listamos abaixo alguns dos principais deles.

Máscara de solda

A máscara de solda é um equipamento fundamental para os profissionais que trabalham com essa atividade porque protegem o rosto e os olhos do usuário. São diversos os modelos disponíveis no mercado, podendo ser automática, que reage com a luz do processo de soldagem, ou seja, que possuem filtros de escurecimento automático, ou passiva, que utilizam lentes de tonalidade fixa.

Óculos de proteção

Há também os óculos de proteção, usados somente com solda e corte com maçaricos.

Luvas de proteção

Outro EPI essencial para o soldador são as luvas de proteção. Elas são importantes para proteger as mãos do soldador agentes mecânicos (abrasão, corte, escoriante e cortante) e agentes térmicos (pequenas chamas, calor de contato, calor convectivo e respingos de materiais fundidos). Existem diferentes tipos de luvas de segurança, incluindo as luvas de couro tipo vaqueta ou de raspa, que são resistentes ao calor. Elas são responsáveis não só por reduzir a exposição do usuário ao calor, como também proteger contra respingos.

Respirador

A soldagem produz fumos e gases tóxicos, por isso é indispensável que o soldador utilize uma máscara respiratória para evitar a inalação dessas substâncias. Respiradores semifaciais ou descartáveis do tipo de filtro P2 ou PFF2 oferecem proteção contra poeiras, névoas e fumos metálicos.

Roupas de proteção

Aventais, blusões ou mangotes e perneiras resistentes ao calor também são fundamentais para proteger a pele do soldador contra queimaduras e lesões. Normalmente, estes equipamentos são fabricados em raspa de couro, que é resistente ao calor e protege o usuário das radiações não ionizantes da solda e dos respingos de metal fundido. É importante que o soldador não esqueça também dos membros inferiores, para evitar lesões por agentes cortantes, principalmente os respingos de metal fundido. Além da perneira, é fundamental também o uso de calçado adequado.

Protetores auriculares

Geralmente a atividade de solda não ultrapassa os limites de exposição de ruído no ambiente de trabalho, mas atividades posteriores como esmerilhamento e lixamento pós solda podem atingir tal limite. Caso o ambiente de trabalho ultrapasse oitenta e cinco decibéis de ruídos, o soldador deve utilizar também protetores auriculares ou abafadores de ruído para proteger sua audição.

Vale lembrar que, além dos EPIs, é importante que o soldador se preocupe também com os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como sistema de ventilação adequado, sistema de exaustão para fumos, gases e vapores, fita ou piso antiderrapante, iluminação, detector de fumaça, cortina antichama ou biombo, extintor de incêndio, entre outros.

O uso adequado de EPIs e EPCs é fundamental para garantir a segurança do trabalhador de solda, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, o uso desses equipamentos é uma exigência legal. Juntos, é possível garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.

Busque sempre equipamentos com Certificado de Aprovação (CA) e fabricados por indústrias que são referência no mercado, como a Carbografite, que é uma das líderes em equipamentos para Solda e de proteção individual.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter