Blog

QUAIS OS PRINCIPAIS EPIs UTILIZADOS PELA INDÚSTRIA

voltar26/10/2022

Quando a gente fala de áreas industriais uma coisa é certa: não podem faltar Equipamentos de Proteção Individual (EPI). As indústrias concentram uma série de atividades expostas a diversos tipos de risco para os trabalhadores, como o trabalho em altura, soldagem, ambientes com presença de gases ou partículas prejudiciais à respiração, etc. E, por isso, a proteção não só é fundamental como obrigatória. Essa proteção é prevista na Norma Regulamentadora n.º 06 (NR 6), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Hoje, vamos mostrar um pouco mais de alguns dos principais equipamentos utilizados pelas indústrias para proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Proteção contra quedas

Indústrias, em sua maioria, são ambientes espaçosos, altos e com grandes maquinários, por isso o uso de equipamentos de proteção contra quedas é fundamental.

Eles podem ser usados em pinturas de maquinário, manutenção da própria estrutura da empresa, instalação de equipamentos ou letreiros, limpeza, entre diversas outras atividades.

Cinturões, talabartes e trava quedas estão entre os principais equipamentos do sistema de proteção contra quedas.

Conheça o passo a passo para escolher o cinturão ideal clicando aqui.

Proteção das mãos

Dentro da indústria, diversas atividades com risco à saúde dos trabalhadores exigem o uso das mãos, como o manuseio de peças quentes, o contato com produtos químicos ou objetos afiados e perfurantes. Por isso, a utilização das luvas de proteção é essencial para evitar ferimentos como cortes, fraturas, traumatismos, queimaduras e até amputação.

Leia mais sobre como escolher a luva certa clicando aqui.

Proteção visual

O trabalho com metal e madeira é muito comum dentro da indústria. Por isso, a proteção dos olhos não pode faltar. Os óculos de segurança ajudam a proteger o trabalhador contra partículas volantes multidirecionais.

Esse tipo de equipamento é essencial em atividades que envolvem radiação, poeira, solda, materiais químicos, gases tóxicos. Os óculos evitam que os olhos sejam atingidos por projéteis e fragmentos ou que a visão seja afetada por efeitos do contato prolongado com agentes nocivos.

Saiba qual modelo utilizar em cada tipo de atividade clicando aqui.

Proteção da cabeça

Os capacetes também estão na lista dos EPIs essenciais dentro da indústria, pois protegem a cabeça do trabalhador caso um objeto caia nele ou até mesmo no caso de o próprio trabalhador cair. Outro equipamento de proteção para a cabeça são os bonés com casquete interno, indicados contra impactos leves de objetos estáticos, contra o frio e intempéries.

Proteção respiratória

Em diversas indústrias o uso de respiradores é essencial contra agentes químicos e mecânicos. Eles protegem as vias respiratórias dos colaboradores para evitar a contaminação por poeira, substâncias tóxicas, entre diversos outros resíduos que podem estar presentes no ambiente do local de trabalho. Cada tipo de respirador é indicado para uma atividade diferente.

Solda, pinturas e manuseio de materiais químicos estão entre as principais atividades dentro da indústria.

Leia mais sobre os respiradores semifaciais clicando aqui.

Proteção auditiva

A exposição ocupacional ao ruído também é um dos riscos mais comuns dentro da indústria. Pela norma, o limite máximo de exposição de pressão sonora do trabalhador durante um período de 8 horas são 85dB (decibéis). Caso ele ultrapasse este limite, a empresa precisa buscar soluções para diminuir o risco e se for o caso, se responsabilizar pela insalubridade devido a eventuais doenças ocupacionais desenvolvidas ao longo do tempo. As formas mais utilizadas para atenuação dos ruídos são a do uso dos abafadores de ruídos ou protetores auriculares.

Entenda sobre o uso de abafadores e protetores auriculares clicando aqui.

Conclusão

Esses são alguns exemplos de EPIs utilizados pela indústria, mas são inúmeros os equipamentos feitos para atender as necessidades de cada atividade. Outros EPIs bastante usados são as botas, máscaras, protetores lombar, coletes de sinalização, entre diversos outros.

São muitos os riscos oferecidos aos trabalhadores dentro da indústria. Por isso, é importante que sejam identificadas as necessidades de cada atividade para a escolha adequada do Equipamento de Proteção Individual. Além disso, eles precisam ser utilizados da maneira correta, incluindo os tamanhos e regulagens exatos, para a melhor eficiência. Sempre siga todas as orientações do fabricante.

Na Carbografite você encontra EPIs para todo tipo de atividade.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter