RESPIRADORES DESCARTÁVEIS – CLASSE PFF

voltar05/04/2021

A utilização dos respiradores descartáveis está cada vez mais difundida na população, não somente devido ao trabalho onde o usuário necessita de uma proteção contra agentes químicos e mecânicos, mas também no combate a disseminação da pandemia, na prevenção da contaminação própria e/ou a terceiros.

Os respiradores descartáveis são separados em três classes de filtragem que são elas: PFF1, PFF2 e PFF3 conforme estipula a norma ABNT NBR 13698:2011. A sigla PFF é denominada pelo termo Peça Facial Filtrante. Os respiradores descartáveis semifaciais podem ser encontrados em diversos formatos, podendo ser do tipo dobrável, concha, painéis e outros, e devem cobrir toda região do nariz, boca e queixo do usuário.

A classe de filtragem de um respirador é denominada através do teste de penetração de partículas de Cloreto de Sódio (S) para névoas a base de água ou óleo de parafina (DOP) para névoas oleosas, onde até 20% de penetração é classificado como PFF1, 6% de penetração PFF2 e 1% de penetração PFF3.

Então observamos que a classe de respiradores PFF3 possuem eficiência mínima de 99%, seguida pela classe PFF2 com 94% e por fim a PFF1 com 80% de eficiência mínima.

Os respiradores do tipo PFF1 com seu poder de filtragem de 80% são recomendados para utilização na proteção contra poeiras e névoas que não desprendam vapores ou gases.

Já os modelos PFF2 com eficiência de filtragem de 94% são utilizados na proteção de poeiras, névoas e fumos. Esse tipo de respirador pode ser aplicado em mineradoras, moinhos, marcenaria, serralheria, metalurgia, agricultura e também em processos de solda.

Os respiradores N95 utilizados na área da saúde seguem os padrões estabelecidos pela norma norte americana ASTM F1862 e são aprovados pela NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) estabelecendo um fator de filtragem de no mínimo 95% de aerossóis. O respirador PFF2 por sua vez segue a norma brasileira ABNT e tem um poder de filtragem de no mínimo 94% de aerossóis. Ambas as máscaras N95 e PFF2 possuem nível de proteção equivalentes e são recomendados pela ANVISA no combate a disseminação do COVID-19 segundo a Nota Técnica 04/2020.

Os modelos PFF3 com capacidade de filtragem de 99% servem para o processamento de minerais como sílica, asbestos, arsênio, chumbo, prata, platina. Seu nível de proteção também atende a fibras têxteis, algodão, cimento refinado dentre outros.

Os respiradores podem ser equipados com sistema de válvula para maior conforto na exalação do ar, permitindo um ciclo de respiração mais livre. A desvantagem é que o ar exalado passa diretamente pela válvula e acaba não sendo filtrado na saída, por isso, as máscaras com válvulas de exalação não são recomendadas no ambiente hospitalar ou para proteção da disseminação do COVID-19.

Respiradores da classe PFF2 podem dispor também da manta de carvão ativado para proteção única e exclusiva a odores de vapores orgânicos.

A Carbografite comercializa atualmente 2 linhas de respiradores descartáveis a linha 500 e a linha 400.

Diferenças entre a Linha 500 e a linha 400:
- Tamanho do respirador
- Fixação do clip nasal
- Fixação do elástico.

Para aplicação das máscaras no ambiente de trabalho profissional indicamos a leitura do livro Programa de Proteção Respiratória da FUNDACENTRO para maiores detalhes e implementação do programa PPR. É indispensável e obrigatório por lei que para a utilização dos respiradores descartáveis, seja feito a elaboração do PPR (Programa de Proteção Respiratória), mantendo todo seu registro atualizado para garantir a proteção respiratória adequada no ambiente de trabalho.

Marcelo Caris de Rezende

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Receba Notícias