Blog

RESPIRADORES SEMIFACIAIS CARBOGRAFITE: CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE FILTRO

voltar29/10/2021

Você sabe a diferença entre os tipos de filtro dos respiradores semifaciais?
Quem trabalha com atividades que precisam de proteção das vias aéreas, como solda, pinturas, manuseio de materiais químicos, por exemplo, sabe da importância e da obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como os respiradores semifaciais, para evitar a inalação de substâncias contaminantes. Eles servem, literalmente, como verdadeiros filtros para proteger os usuários.

Atualmente, no mercado, além dos semifaciais, estão disponíveis diferentes modelos de respiradores, como os respiradores descartáveis, os faciais, autônomos, com linha de ar, sem manutenção, etc.

Já falamos aqui no blog sobre as diferenças entre as classes PFF dos respiradores descartáveis, e agora é a vez de falar sobre os tipos de filtro químico classe I e filtro para partículas classe P2, que são utilizados nos modelos de respiradores semifaciais.

Na Carbografite, são três tipos de respiradores semifaciais, entre os quais a principal diferença é a aplicação designada para cada um deles.

Clique aqui para ver a linha completa de respiradores.

CG 304N

O respirador CG 304N é utilizado na proteção das vias respiratórias do usuário contra inalação de poeiras, névoas e fumos quando utilizado com os filtros para partículas classe P2-(RC 1). São comumente aplicados em marcenarias, serralherias, processos de solda, etc.

Clique aqui para ver detalhes do CG 304N.

CG 306 e CG 309

Já os respiradores CG 306 e CG 309 possuem aplicações similares: proteção das vias respiratórias do usuário contra inalação de vapores orgânicos e/ou gases ácidos. Estes respiradores devem ser utilizados em conjunto com o filtro de proteção e o pré filtro PF5.

Clique aqui para ver detalhes do CG306 e do CG309

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS FILTROS

Os filtros químicos são de classe I para concentrações de contaminantes não superiores a 10x do limite de tolerância ocupacional (TLV) e seguem a norma ABNT NBR 13696:2010.

O pré filtro PF5 é utilizado para reter diversas partículas sólidas antes de chegar ao filtro químico, isso fará com que a vida útil do cartucho seja maior.

Para o respirador CG 306 os filtros utilizados são: RC202, RC203 e RC206.

Estes cartuchos possuem no seu interior partículas de carvão ativado que fazem a filtragem dos contaminantes. A diferença entre os filtros é basicamente o tipo de tratamento feito no carvão ativado.

RC 202: é recomendado para proteção contra vapores orgânicos, geralmente utilizados para contaminantes derivados do petróleo ou fósseis.

RC 203: é recomendado para proteção contra vapores orgânicos e gases ácidos no mesmo ambiente contaminado, geralmente utilizado para contaminantes que a FISPQ (ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) indica a presença de vapores e gases, como por exemplo: tintas e vernizes.

RC 206 é recomendado para proteção contra gases ácidos, cujos exemplos de contaminantes geralmente utilizados: cloro, ácido sulfúrico, água sanitária, etc.

Já para o respirador CG 309 é utilizado o filtro RC 209, recomendado para proteção contra vapores orgânicos e gases ácidos. A diferença desta máscara equipada com este filtro é que o projeto foi desenvolvido pensando na proteção contra a exposição durante o manuseio, preparo e diluição de agrotóxicos e defensores agrícolas de baixa toxidade. Portanto, utilizar esta máscara com o filtro RC 209 fará com que a vida útil do carvão ativado seja maior para este fim.

AJUSTE CORRETAMENTE SUA MÁSCARA

Vale ressaltar ainda que, para que o respirador semifacial desenvolva corretamente sua função, é necessário também que o usuário se atente durante o procedimento de colocação e ajuste de vedação. Este procedimento é indicado no manual de instruções do produto.

Veja o passo a passo:

Ao iniciar o uso de um novo filtro, é recomendado fazer um teste de vedação (fit test), trata-se de um ensaio a fim de verificar a eficiência de vedação do respirador semifacial. O teste é feito da seguinte forma:

1.Vede as entradas de ar do respirador (ou seja, os filtros);
2.Inspire;
3.Verifique se ocorreu uma pressão negativa entre o respirador e a face do usuário, se ocorreu isto indica que a única entrada de ar está sendo os filtros e a vedação do EPI está boa.

QUAL É A VALIDADE E VIDA ÚTIL DA MÁSCARA?

A validade da máscara é por tempo indeterminado. Do filtro, desde que corretamente estocada, é de 24 meses.

Já a vida útil dos cartuchos é definida caso a caso, pois depende de uma série de fatores do qual cada aplicação estará sujeita. Os principais motivos que impactam a diminuição da vida útil do equipamento são a concentração do contaminante, exaustão do ambiente, umidade do ar, temperatura, nível de esforço do usuário, etc.

Aqui no nosso blog você também encontra mais detalhes sobre as diferenças entre validade e vida útil dos equipamentos de proteção individual.

VERIFIQUE TODAS AS INFORMAÇÕES ANTES DE ESCOLHER O SEU EPI

Ao selecionar o correto EPI para proteção respiratória, também se deve atentar as informações contidas no FISPQ do contaminante, concentrações IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde), a quantidade mínima de oxigênio contida no ambiente, e outros fatores.

É importante lembrar ainda que a escolha de EPIs deve ser feita por um profissional qualificado para garantir a correta segurança do usuário.

No nosso canal do Youtube você encontra mais detalhes sobre os nossos modelos de respiradores semifaciais. Clique aqui.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter