Blog

TALABARTES E TRAVA-QUEDAS NÃO TÊM CA?

voltar31/03/2023

Ao escolher um Equipamento de Proteção Individual (EPI), um dos primeiros itens que precisam ser observados é o seu Certificado de Aprovação (CA). Ele é a garantia de que aquele produto passou por todos os testes de qualidade e está aprovado de acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR 6). Mas no sistema de proteção contra quedas sempre fica uma dúvida: talabartes e trava-quedas não têm CA?

Já que eles são dispositivos tão indispensáveis para a retenção de queda e proteção dos trabalhadores, por que não contam com um CA específico?

Na verdade, talabartes e trava-quedas sozinhos não são Equipamentos de Proteção Individual. De acordo com a NR 6, eles são entendidos como equipamentos conjugados de proteção individual, que são todos aqueles compostos por vários dispositivos, ou seja, não é possível utilizar apenas um desses equipamentos para garantir a proteção contra queda.

Um talabarte ou um trava-quedas é o elemento de ligação entre o cinturão paraquedista e o ponto de ancoragem, e tem a função de travar a queda dos usuários. Portanto, talabarte e cinturão ou trava-quedas e cinturão são considerados equipamentos conjugados.

TALABARTES OU TRAVA-QUEDAS DEVEM SER UTILIZADOS EM CONJUNTO COM CINTURÕES ASSOCIADOS AO MESMO CA

Como falamos, os talabartes e trava-quedas são um equipamento conjugado, por isso, eles sempre devem ser utilizados com cinturões que estejam associados ao mesmo CA.

Por exemplo, o cinturão CG 700, da Carbografite, pode ser utilizado com diversos talabartes, como o CG342AB, o CG391, o CG343AB, entre outros, porque eles estão associados ao mesmo CA do cinturão. E assim acontece com todos os talabartes e trava-quedas, o seu número de CA sempre vai estar associado a um ou mais cinturões.

É importante ressaltar que o Certificado de Aprovação dos EPIs é emitido pelo Ministério do Trabalho depois de obter os laudos que atestem todas as características dos equipamentos e os resultados dos testes feitos em laboratórios credenciados.

Sempre escolha EPIs com CA para garantir que eles estão em plenas condições de uso e segurança, observando também sua validade.

Vale lembrar que a validade do produto não tem relação com a validade do Certificado de Aprovação dos equipamentos. Além dos testes feitos pelo fabricante para determinar a validade de cada produto, o CA também possui prazo de validade, que está relacionada ao prazo de venda dos produtos.

Separe um tempo para ler também o nosso artigo sobre como escolher o cinturão ideal, clicando aqui. Além disso, para escolher o talabarte ou o trava-quedas é importante conhecer o Fator de Queda e a Zona Livre de Queda. Leia aqui mais sobre o assunto.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter