Blog

VALIDADE X VIDA ÚTIL DO EPI: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

voltar15/10/2021

Para todo trabalhador que atua em alguma atividade de risco à sua saúde é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual, o EPI, como capacetes, óculos, luvas, cinturões, máscaras, abafadores de ruídos. Em algumas atividades é necessário usá-los diariamente, em outras apenas em determinado serviço, e sempre fica a dúvida: por quanto tempo posso usar o meu EPI? Até quando ele continua garantindo a segurança?

Isso porque existe uma diferença entre a validade e a vida útil dos equipamentos, que normalmente são confundidas. E é necessário entender essa diferença para utilizá-los corretamente.

O QUE É VALIDADE?

A validade é o prazo de vida que um determinado produto tem para ser utilizado. É o que garante que seus componentes estão dentro das características de projeto e que vão atuar com eficiência.

Esse período é determinado pelo fabricante do produto, garantindo que todas as funcionalidades do equipamento vão estar de acordo com o controle de riscos pelo qual ele é destinado.

Para definir a validade são realizados diversos testes, que verificam a durabilidade, resistência, desgaste dos materiais utilizados, entre outros.

Validade do CA

É importante saber ainda que a validade do produto não tem relação com a validade do Certificado de Aprovação (CA) dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Além dos testes feitos pelo fabricante para determinar a validade de cada produto, eles também são testados em laboratórios credenciados e certificados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O QUE É VIDA ÚTIL?

A vida útil é o tempo que um produto tem desde a sua data de fabricação até o ponto que ele não pode mais ser utilizado, seja por desgaste natural ou danificado pelo uso. A vida útil pode ser menor, mas nunca maior do que o prazo de validade do produto. Ela está ligada diretamente com o uso e conservação do equipamento.

Ou seja, é possível que um equipamento esteja dentro da validade, mas não tenha mais vida útil, e, portanto, não deve ser utilizado nesse caso.

É importante que o usuário sempre tenha ciência do manual de instruções dos produtos, no qual ele encontra os sinais que determinam o fim da vida útil do EPI. O setor de segurança do trabalho das empresas também deve realizar este tipo de análise.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS

Os cinturões de segurança, usados no trabalho em altura, estão entre os que mais geram dúvida na hora de diferenciar a validade da vida útil.

Aqui na Carbografite, por exemplo, os cinturões têm validade de 10 anos. Então, vamos supor que, durante o uso de um deles, o trabalhador que acabou de comprar o equipamento sofra uma queda superior a 40 quilos, com apenas uma semana de uso. Ou então que, no mesmo período, algum processo de trabalho faça com que a fita do cinturão sofra qualquer desgaste. Isso significa que, mesmo dentro da validade, o equipamento não poderá mais ser utilizado, a vida útil dele vai ser de uma semana e não de 10 anos.

BOA MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PODE AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS PRODUTOS

É importante ressaltar que a boa manutenção e manuseio de todos os equipamentos de proteção também influenciam no tempo de vida útil dos produtos. Fazer a correta higienização e com frequência, armazenar em ambientes adequados, além de usar apenas para as atividades de segurança do trabalho são fatores essenciais para garantir que o seu produto tenha uma longa vida útil.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter