Blog

VOCÊ SABE O QUE É ZONA LIVRE DE QUEDA?

voltar11/07/2022

O Ministério do Trabalho exige o uso de equipamentos de proteção contra queda sempre que uma atividade for realizada acima de dois metros de altura e houver risco de queda.

E para a total segurança, é importante que o usuário tenha conhecimento não só de todo o funcionamento desse sistema - formado por uma ancoragem, um elemento de conexão e um cinturão paraquedista -, como também da altura mínima de segurança para ancoragem no trabalho em altura, chamada Zona Livre de Queda (ZLQ).

Você sabe o que é a ZLQ e como é feito esse cálculo?

Neste artigo, você vai encontrar todas as informações sobre o assunto. Então continue a leitura aqui para saber mais.

Entendendo a Zona Livre de Queda

Zona Livre de Queda, também conhecida pela sigla ZLQ, é a distância entre o ponto de ancoragem e o obstáculo mais próximo, podendo ele ser o próprio piso ou estrutura abaixo do trabalhador.

Veja:

O cálculo da Zona Livre de Queda é a soma das variáveis e constantes a seguir: o comprimento do talabarte + extensão do absorvedor de energia estendido + distância entre ponto de ancoragem e o pé do usuário (+/- 1,5m) + distância mínima de imobilização do usuário acima do solo (1,0m).

Vale lembrar que o comprimento do talabarte e do absorvedor de energia pode variar de acordo com o modelo e fabricante. Já a distância entre o pé do trabalhador e o ponto de ancoragem, assim como a distância mínima de segurança é padrão para todos os talabartes e absorvedores.

Vamos usar como exemplo o talabarte CG 342AB da Carbografite. Seu comprimento total é de 1,28m, seu absorvedor quando estendido soma mais 1,40m em seu comprimento total. Sendo assim segue o cálculo abaixo:

1,28m (comprimento total do talabarte)
+1,40m (absorvedor de energia extendido)
+1,5m (média de altura do ponto de ancoragem ao pé do usuário)
+1,0m (distância mínima de segurança)
5,18m (ZLQ do talabarte CG 342AB).

É importante ressaltar que o absorvedor de energia é esse dispositivo que fica fechado, dentro de uma capa plástica (como você pode ver na foto do CG 342AB). Eles são projetados para amortecer com eficiência o impacto em caso de uma eventual queda, garantindo a máxima segurança do trabalhador. É um dispositivo fundamental na proteção contra queda, um item obrigatório para atender as especificações mínimas de segurança da NR35.

Antes de iniciar as atividades em altura verifique a altura mínima do ponto de ancoragem para que atenda no mínimo a ZLQ necessária para o talabarte e/ou trava queda escolhido.

Separe um tempo para ler também o nosso artigo sobre como escolher o cinturão de segurança ideal para cada tipo de trabalho clicando aqui.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter