Blog

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DAS CORES DAS FITAS DE DEMARCAÇÃO?

voltar22/08/2022

Já reparou que alguns locais têm o solo demarcado com fitas de diferentes cores, como o local do extintor de incêndio, por exemplo? A escolha delas não é por acaso. Existe uma normal que fixa as tonalidades que devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos dentro das empresas, é a NBR 7195.

Isso vale tanto para áreas internas e externas e são fundamentais para identificar zonas de risco na passagem de veículos e pedestres.

Além de evitar acidentes, as fitas também são usadas para orientar pessoas com deficiência física, sinalizar locais restritos, com obras ou de carga e descarga, etc.

Elas são usadas em ambientes de trabalho, passagens, escadas, entre diversos outros, inclusive para demarcar espaços de hospitais.

A NBR 7195 regulamenta oito cores: vermelha; alaranjada; amarela; verde; azul; púrpura; branca; e preta.

Veja o significado de cada uma delas, de acordo com a norma:

Fita de demarcação vermelha

É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc, devem ser identificados na cor amarela. Vale lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, a cor vermelha não deve ser usada para assinalar perigo.

A cor vermelha também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas, etc, e em botões interruptores para paradas de emergência. Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a de oxigênio de cor verde).

Fita de demarcação alaranjada

É a cor empregada para indicar “perigo”. É utilizada, por exemplo, em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos; faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos que possam ser abertas; e equipamentos de salvamento aquático, como boias circulares, coletes salva-vidas, flutuadores salva-vidas e similares.

Fita de demarcação amarela

É a cor usada para indicar “cuidado!”. Utilizada, por exemplo, em escadas portáteis; corrimãos, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas; espelhos de degraus; faixas no piso de entrada de elevadores; faixas em torno das áreas de sinalização dos equipamentos de combate a incêndio; partes superiores e laterais de passagens que apresentem risco; equipamentos de transporte e movimentação de materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes rolantes, pórticos, guindastes, vagões de uso industrial, reboques, etc, inclusive suas cabines, caçambas e torres; pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos que apresentem risco de colisão; cavaletes, cancelas e outros dispositivos para bloqueio de passagem; pára-choques de veículos pesados de carga; etc.

Fita de demarcação verde

É a cor usada para caracterizar “segurança”. É empregada para identificar localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros; caixas contendo equipamentos de proteção individual; chuveiros de emergência e lava-olhos; localização de macas; faixas de delimitação de áreas seguras quanto a riscos mecânicos; faixas de delimitação de áreas de vivência (áreas para fumantes, áreas de descanso, etc); sinalização de portas de entrada das salas de atendimento de urgência; e emblemas de segurança. Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de oxigênio deve ser de cor verde (e a de acetileno de cor vermelha).

Fita de demarcação azul

É a cor empregada para indicar uma ação obrigatória, como, por exemplo, determinar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como “Use protetor auricular”; e impedir a movimentação ou energização de equipamentos (por exemplo: “Não ligue esta chave”, “Não acione”).

Fita de demarcação púrpura

É a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. É empregada, por exemplo, em portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; locais onde tenham sido enterrados esses materiais; recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; e sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

Fita de demarcação branca

É a cor empregada em faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas; setas de sinalização de sentido e circulação; localização de coletores de resíduos; áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e outros equipamentos de emergência; e abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde.

Fita de demarcação preta

É a cor empregada para identificar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde.

Cores de contraste

Mas você pode estar se perguntando: “e as fitas com duas cores, como aquelas muito usadas nas empresas, das cores amarela e preta?”. Elas também estão previstas na norma e são chamadas de cores de contraste, usadas para melhorar a visibilidade da sinalização. As cores de contraste também podem ser usadas na forma de listas ou quadrados, para destacar a visibilidade, porém a sua área não pode ultrapassar 50% da área total. A NBR 7195 estabelece a tabela de cores de contraste:

Fitas Carbografite

A Carbografite conta com fitas adesivas de demarcação, de alta qualidade, resistentes, que podem ser aplicadas em qualquer tipo de solo.

Comentários

Este site armazena cookies em seu computador. Esses cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência e para análises e métricas sobre nossos visitantes, tanto nesse site quanto em outras mídias. Ao utilizar nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(24) 2222 9900

www.carbografite.com.br
sac@carbografite.com.br

Carbografite Equipamentos Industriais LTDA

Estrada União e Indústria, 15.500 - Petrópolis - RJ

CEP: 25.750-226 - CNPJ: 36.427.615/0001- 46

Newsletter